Varejo: confira os 7 melhores livros para aprender mais

Estar atualizado com novos conhecimentos é primordial para quem busca melhores resultados. Afinal, não é possível inovar fazendo sempre mesma ação e repetindo igualmente os processos. Seja na área técnica ou em setores correlacionados à função que você exerce, é necessário ampliar horizontes e entender sobre o negócio de forma mais abrangente. 

Para isso, separamos os melhores livros sobre varejo. São sugestões que envolvem diversos assuntos e segmentações da área, como fidelização de clientes, o uso de tecnologia para modernização das rotinas e os perfis de clientela. Confira! 

#1 Arroz, Feijão e Varejo, de Caio Camargo  

A obra de Caio Camargo trata sobre os diferenciais necessários para alavancar o negócio. O autor, com mais de 20 anos de experiência, compartilha informações importantes sobre a experiência do cliente e o relacionamento com o varejo

Estão presentes no livro as dicas, técnicas e ideias de como vender mais e melhor. Os capítulos podem ser lidos de forma aleatória, não exigindo uma leitura contínua. Tudo para que o leitor possa ajustar seu tempo disponível ao tamanho do capítulo que pode absorver em cada ocasião. 

#2 Clientividade  – Como oferecer o que o seu cliente quer, de César Souza

A obra de César Souza coloca o cliente como centro das decisões no negócio, ensinando o melhor caminho para realizar a fidelização. O livro apresenta cases sobre negócios no varejo, permitindo que o leitor analise se o seu empreendimento não está passando pelas mesmas fases e processos. 

São 160 páginas de muito conteúdo, para uma leitura dinâmica e com informações possíveis de serem aplicadas no dia a dia. 

#3 Faces do Varejo, de Alberto Oyama, Alexandre Luercio, Claudia Bittencourt e outros

Conhecimento compartilhado. Essa é a tônica da obra que reúne histórias e cases de pessoas que têm anos de suas vidas dedicadas ao varejo. Os capítulos estão separados  por experiências, contribuindo para absorver novos aprendizados com exemplos de sucesso e fracasso.

Em cada case é possível conhecer alguma solução inovadora, tornando a leitura de Faces do Varejo imperdível. 

#4 Varejo & Tecnologia – o Futuro do Seu Negócio Passa Por Aqui, de Regiane Relva Romano

O mundo disponível em poucos toques. É assim que tem sido a relação das pessoas com a tecnologia e também com a internet. É possível pesquisar, ter informações e realizar a compra em minutos. Focando nesse universo de ferramentas online e experiências cada vez mais modernas, a autora Regiane Romano produziu a obra Varejo & Tecnologia. 

Entre os temas trabalhados no livro estão o universo Omnichannel, que atua em múltiplos canais de convergência digital. Portanto, é a obra ideal para conhecer algumas  das tendências da tecnologia no varejo, assim como de que modo as novas maneiras de se relacionar com o cliente online tem mudado os hábitos de consumo. 

 #5 Bom chefe, mau chefe, de Robert I. Sutton

A arte de atuar no varejo exige muito mais do que entender de técnicas para realizar boas vendas. Afinal, é preciso também atuar como chefe e, para isso, buscar o equilíbrio entre ótimas vendas e bom relacionamento com a equipe. 

Para ajudar nesse desafio, Robert Sutton apresenta cases e exemplos para que o leitor possa entender se está do lado ‘do bem’ ou ‘do mal’ enquanto chefe. Também aborda questões sobre liderança, assim como dados e resultados de como cada atuação entre bom e mau repercute. 

#6 Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital, de Philip Kotler

A leitura dessa obra é para quem quer aprender sobre marketing. A necessidade de entender sobre comportamento, seja do mercado ou do consumidor, faz o conteúdo desse livro uma excelente opção para atualização de conceitos.

Afinal, o mundo on-line e toda sua conectividade fez mudar a forma de nos relacionarmos em todos os âmbitos. Então, se você ainda não conhece  sobre os caminhos que o cliente tem percorrido para realizar o desejo de consumo é hora de ler a obra de Philip Kotler

#7 Mindset – A nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck

Para fechar a lista de sugestões de melhores livros sobre varejo, a obra de Carol Dweck  aborda a necessidade de ter uma atitude mental positiva para encontrar o sucesso. A autora explica porque assumimos uma conduta pessimista ou otimista, de sucesso ou fracasso. 

É a cereja do bolo para quem já domina a área técnica sobre varejo, tem vasta experiência, mas precisa encarar o desafio de se manter animado para alcançar seus objetivos. Além da questão trabalho, Carol também aborda a importância de ter uma postura de sucesso entre amigos e família. 

Agora que você já conhece as melhores opções de livro para entender sobre varejo, que tal avançar nos conhecimentos sobre tecnologia? O blog da UOL Diveo está repleto de conteúdos exclusivos. Tudo para você estar um passo à frente nos desafios do dia a dia.