Confira os cases de inovação no varejo 2019

Confira os cases de inovação no varejo 2019

Não basta apenas ser tecnológico, é preciso ter uma boa aplicabilidade no dia a dia. É com esse conceito que as novidades têm surgido no mercado do varejo: elas visam facilitar as rotinas e demandas, otimizar tempo e gerar mais comodidade ao realizar qualquer ação.

A busca por soluções inteligentes têm surpreendido em todos os setores. Tanto é verdade que um estudo, divulgado pela Fast Company em julho, apresenta uma lista de 50 empresas que se destacam, a nível mundial, como pioneiras em soluções inteligentes. É assim também no varejo: companhias buscam oferecer processos automatizados e mais comodidade para os usuários. 

Confira, a seguir, alguns cases de inovação no varejo de 2019. Eles têm propostas ousadas e muito práticas que geram melhores resultados, além da satisfação do cliente.

Domino’s

A ideia de que só se entrega pizza em um endereço fixo já não é mais verdade absoluta. Com um índice muito alto de pedidos on-line, sendo mais de 60% das vendas via digital nos Estados Unidos, a Domino’s se adequou às novas necessidades do público e também realiza entregas em parques públicos ou demais espaços para degustar a pizza ao ar livre.

A agilidade na entrega, a rapidez e a flexibilidade vem trazendo resultados muito expressivos: alcançou o 30º trimestre consecutivo de crescimento de vendas. 

Há 11 anos, em 2008, a Domino’s iniciou seu atendimento via internet, permitindo que o usuário pudesse realizar seu pedido. Desde então, a empresa vem inovando. Em 2018, lançou o Pizza Tracker, que permite acompanhar a encomenda em tempo real, do status do pedido até o recebimento da pizza. 

Stitch Fix 

Se antigamente era necessário usar uma fita métrica para saber os exatos centímetros e então produzir uma roupa personalizada, com as medidas corretas, hoje é possível fazer essa medição com apenas alguns cliques

A empresa americana Stitch Fix, fundada em 2011, propõe uma mudança radical na experiência do usuário: para adquirir novas peças é necessário informar o tamanho e o estilo que mais gosta. 

A partir das informações fornecidas, a loja de personal stylist faz um estudo dos dados e envia a roupa mais próxima do gosto do cliente. Caso ele não concorde com o que recebeu em sua casa, pode devolver a vestimenta sem custo nenhum.  

Twitch

A empresa de transmissão da Amazon, inicialmente criada como plataforma para transmissão de games online ao vivo, percebeu através de análise de dados e tecnologia, novos comportamentos de consumo de conteúdo na plataforma. 

Com isso, a marca começou a incentivar produtores de outros conteúdos, com o objetivo de aumentar a base de usuários e consequentemente receita. 

A análise de dados por sua vez, permitiu que a corporação se preparasse para o alto volume de acessos da plataforma, sem que isso afetasse o desempenho da mesma, proporcionando assim uma melhor navegação e experiência do usuário.

Dos 292 bilhões de minutos assistidos na plataforma em 2016, em 2019 já foram consumidos aproximadamente 505 bilhões. 

Amazon Go

Já pensou entrar em uma loja, pegar o produto da prateleira produto sem a necessidade de entrar na fila do caixa, ter dinheiro em espécie ou passar por algum tipo de checkout? 

O conceito apresentado pela Amazon, tem se difundido e se estabelecido no mercado. A Amazon Go utiliza Visão Computacional, Deep Learning e Sensor Fusion, uma combinação de diferentes tecnologias que trabalham em conjunto, alimentadas pelos sensores da loja.

As câmeras instaladas na loja, identificam os compradores através de reconhecimento facial e uma IA ajuda a identificar as pessoas de forma rápida e os objetos que são movidos dentro de seu interior. 

Self-Checkout 

Já difundido e conhecido dos supermercados mundo afora, onde os clientes passam suas compras no caixa sem que seja necessária a presença de um colaborador. 

No Brasil, são conhecidos como caixas de autoatendimento e acumulam uma série de vantagens, como redução de custos, otimização de espaço físico na loja, menor incidência de filas e maior rapidez no atendimento. 

Gostou de saber sobre os cases de inovação no varejo? Que tal ampliar ainda mais seus conhecimentos? A UOL DIVEO possui soluções e tecnologias especiais para otimizar a atuação de empresas no varejo. Saiba mais!