Alavancando a performance do seu e-commerce com TI

O número de profissionais dedicados exclusivamente ao planejamento e gestão de infraestrutura de E-Commerce está crescendo. E existem motivos de sobra para isso: cada vez mais percebe-se o valor de pessoas especialistas numa área que é missão crítica para muitas empresas, sejam elas dedicadas ou não ao varejo online. Um cliente disposto a comprar que não encontra o site disponível naquele momento pode não voltar mais tarde.

O objetivo do trabalho do Gestor de Infraestrutura de e-Commerce é projetar, desenvolver e manter o business rodando de forma a atender alguns objetivos essenciais:

  • Trabalhar para ter uma infraestrutura de padrões abertos, segura, e escalável para futuras necessidades;
  • Ter bem definido o modelo de sustentação do negócio;
  • Ter a visão da correta estratégia de Cloud que melhor se adequa ao seu negócio para os próximos anos

Ainda, o profissional deve estar muito familiarizado com alguns conceitos básicos e funcionalidades de componentes de Hardware e Software, especificação de níveis de serviço (SLA’s), gerenciamento da operação e uma noção de todos os componentes e ambientes satélites do seu e-Commerce (ERP, Gateway de Pagamento, Antifraude, Recomendações, Service Center, Emissão de NF-e, Gestão de Conteúdo, etc).

Além disso, é muito importante que o Gestor de Infraestrutura conheça os componentes de Hardware e Software do seu ecossistema (Middleware, Banco de Dados, Servidores Web, Balanceadores, Storage) e sua forma de escalonamento. Conhecer como esses componentes podem ser escalados é informação crucial para preparar o seu ambiente para eventos sazonais que certamente exigirão de seus componentes a manutenção dos níveis de resposta razoáveis para o usuário final.

Como avaliar uma infraestrutura de e-Commerce? Existem diversas maneiras e indicadores para auxiliar nesta tarefa. Alguns que podemos citar:

  • Flexibilidade:a capacidade de responder rapidamente à necessidade de up e downscaling com base na necessidade do negócio;
  • Custos:CapEx e OpEx relacionados aos custos de aquisição e manutenção para servidores, licenças e outros itens de hardware e software. Não esquecer a parte relativa à manutenção/suporte anual dos fornecedores da plataforma & implementação
  • Segurança e Compliance de TI:de que forma as informações sensíveis armazenadas pela plataforma estão protegidas? Estou inserido em uma indústria regida por leis específicas e/ou políticas de privacidade particulares? É possível que, dado o contexto, as informações geridas pela plataforma precisem estar regidas por algum tipo de regulamentação
  • Confiabilidade:como meus clientes são afetados por fatores como disponibilidade de serviços e cumprimento dos SLA’s internos da minha plataforma? Normalmente o cliente final (usuário do site) é impactado em medida equivalente à entregue pelos nossos fornecedores
  • Gerenciamento de serviços centralizado e Cloud-ready:fatores como suporte oferecido pelos fabricantes e funções para controle e monitoramento com visão 360º dos componentes da plataforma

O desempenho e-Commerce é outro fator bastante importante. Mais importante ainda é poder diagnosticar com rapidez eventuais relatos de lentidão no acesso ao site, seja via monitoramento do usuário real ou de monitores de pontos vitais específicos, e agir mitigando a má experiência de navegação do usuário naquele momento no site. Alguns exemplos:

  • Monitoramento contínuo dos tempos de resposta das principais páginas do site (TTFB | Time-to-First-Byte e Load Time)
  • Desempenho de rede com foco em tempos de resposta ponta a ponta (interno e externo), bem como a banda internet disponível
  • Monitoramento dos sinais vitais dos componentes da plataforma (CPU/memória/disco)
  • Monitoramento DNS
  • Avaliação de serviços de terceiros, principalmente aqueles que são executados de forma síncrona

A Compasso – uma empresa UOL DIVEO – é especialista na implementação de Plataformas de E-Commerce, tendo entregue dezenas de projetos nesta área ao longo dos últimos 5 anos. A Compasso atua no planejamento, design, implementação e sustentação de projetos de E-Commerce. Além disso, hoje sustenta e gere a infraestrutura de E-Commerce de grandes varejistas no Brasil.

Neste ano, a Compasso prestigia cinco de seus clientes que estão concorrendo ao Prêmio E-Commerce Brasil, a maior e mais importante premiação do segmento. Encerra hoje (19/07) a fase de votação popular.

  • Inovação em Tecnologia: Loja Natura
  • Inovação em Tecnologia: Profissional Rony Meisler, Reserva
  • Inovação em Vendas: Lojas Renner
  • Inovação em Operação: Livraria Cultura
  • Inovação em Experiência: Loja Farm

Sentimos muito orgulho do sucesso dos nossos clientes, mais ainda por fazer parte dele!

 

Alisson Aguiar

Head de Digital Commerce na Compasso, especialista em projetos de Digital Transformation. Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo/RS e MBA em Tecnologia Aplicada à Negócios pela ESPM, possui 18 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação em projetos de setores diversos, sendo os últimos anos dedicados Delivery de projetos de grandes e-commerces no Brasil.