A importância de ter parceiros consultivos na transformação digital

A importância de ter parceiros consultivos na transformação digital

Que a transformação digital vem ocorrendo a largos passos não é mais novidade. Todos os dias é possível conhecer um aplicativo ou uma solução ligada ao universo on-line e que traz facilidades para o dia a dia.

Por isso, é necessário estar alinhado com as mudanças e inovações que a tecnologia promove no mercado. Afinal, sem atualizações há grandes riscos de se tornar ultrapassado ou obsoleto. 

Para avançar e se manter firme na jornada pela transformação digital, ter parceiros consultivos é bastante inteligente e estratégico. Quer saber por quê? Continue a leitura desse artigo! 

O que é parceria consultiva 

 O termo parceiro remete a um conceito que define o principal propósito no segmento empresarial: a reunião de indivíduos que desejam alcançar um objetivo em comum. 

Portanto, a parceria consultiva é a busca por empresas e profissionais que estabelecem uma troca de informações e conhecimentos para que ambas as partes possam seguir rumo à expansão e ao crescimento dos negócios, assim como soluções e melhorias. 

No ambiente corporativo, estabelecer a prática de parceria vem se tornando uma necessidade para ter um diferencial competitivo, pois cria-se uma estrutura – seja intelectual ou de serviços – que não poderia ser oferecida sem a contribuição de outras empresas. 

Ao buscar um parceiro consultivo é importante: 

  • Pesquisar a empresa ou as empresas que podem atender à demanda ou necessidade;
  • Entender de que maneira ambos podem se ajudar;
  • Ter um projeto coerente para que a parceria consultiva seja atrativa para os dois lados;
  • Manter sempre disponível para a oferta de novas parcerias, ou seja, se mostrar interessado em também receber propostas de novos possíveis parceiros. 

A importância do parceiro consultivo na transformação digital

Ao entender o que é o processo de transformação digital, no qual o uso da tecnologia é incorporado para solucionar problemas cotidianos, fica mais fácil pontuar as rotinas que deseja mudar para otimizar processos na empresa. Tendo esse entendimento muito bem delineado, a parceria consultiva traz algumas vantagens:

  • Com a aplicação de métodos mais modernos, a tendência é que o desempenho de tarefas e ações gere melhores resultados. 
  • Outro fator importante ao ter um parceiro consultivo na área de TI é o de aumentar sua rede de contatos, assim como a troca de experiências. Portanto, é uma contribuição para ambos os lados. 
  • As duas empresas ou profissionais podem auxiliar de maneira estratégica, indo além de aspectos técnicas ou comerciais exclusivamente. 

Além disso, ter um parceiro com boa bagagem de experiência pode ser tornar o diferencial para que você entenda de tecnologias diferenciadas, obtendo conhecimento para opinar e dar consultoria nas mais diversas situações. 

Ou seja, a versatilidade de alguém externo dando apoio na busca por resolutivas é um agregador importante, pois além de encontrar soluções, permite um novo olhar que facilita a interpretação das mais variadas questões. 

Agora que você sabe como é importante estar inserido na transformação digital, assim como encontrar um excelente parceiro consultivo para ajudar nesse desafio, que tal atualizar outros conhecimentos e conceitos na área de tecnologia? O blog UOL DIVEO está repleto de conteúdos exclusivos! Confira tudo que acontece no setor de TI!