Cultura da inovação: como aterrissar nesse conceito?

Cultura da inovação: como aterrissar nesse conceito?

Cada vez mais, organizações de todos os segmentos buscam maneiras de fortalecer a competitividade em um mercado altamente disputado. Além dos concorrentes, outro fator exige atenção das empresas: a mudança de comportamento do consumidor, que conectado às novas tecnologias e às redes sociais, apresenta um nível de exigência muito maior. Neste contexto, é urgente pensar em como construir e incorporar uma cultura de inovação.

Incentivar a criatividade e a busca por novas soluções internamente é uma estratégia indispensável para qualquer empresa que queira se manter no mercado. Inovação já se tornou palavra de ordem! A partir do momento que uma organização decide encarar uma jornada de digitalização dos processos, ela se mostra pronta para construir o futuro (e ele já começou!). 

Quer entender o conceito de cultura da inovação e saber como implementá-la na sua empresa? Continue lendo esse artigo! Preparamos dicas valiosas para orientá-lo.

O que é a cultura da inovação?

Muito além de uma nova forma de trabalhar, estruturar os processos de uma empresa e criar um ambiente favorável para novas ideias, a cultura da inovação precisa estar no DNA da empresa. 

A cultura da inovação pode ser definida como a habilidade de aplicar um pensamento inovador em todas as áreas da organização.

Na prática, isso quer dizer que o entendimento sobre o que é a inovação e como ela pode ser aplicada no dia a dia, precisa estar claro para todos os colaboradores do time. Quando eles compreendem a proposta da cultura da inovação e entendem como pode ser usada para o crescimento da empresa e da equipe, a construção da estratégia inovadora se torna muito mais fácil. 

Logo, o clima organizacional passa a ser mais fértil, estimulando a criatividade e a ousadia dos profissionais, levando ao desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos e, claro, a resultados positivos.

Como implantar a cultura da inovação?

Para começar essa jornada, o primeiro passo é voltar o foco para uma tríade que sustenta a cultura da inovação: as pessoas, os processos e a filosofia da empresa precisam estar no centro dessa estratégia. 

A partir daí, é fundamental promover mudanças e boas práticas na rotina da organização. Elas também irão ajudar a manter um ambiente inspirador.

A seguir, apresentamos um passo a passo que pode orientar você nesta jornada. Todo esforço vale a pena para aterrissar na cultura da inovação

Crie um ambiente colaborativo e incentive a ousadia 

Faça o possível para que a empresa seja palco de interações construtivas, ideias inovadoras e trabalhos colaborativos. Dê liberdade e incentive os profissionais a terem uma postura ousada e corajosa. 

Reforce a ideia de que errar e aprender é um ciclo contínuo e deve ser assim. Afinal, só não erra quem não ousa.

Invista em um time de profissionais com perfis diferentes

Quanto mais plural for a sua equipe, maiores serão as chances da empresa construir um repertório amplo de ideias e um portfólio de produtos e serviços únicos.

Portanto, busque compor uma equipe com pessoas que compartilhem da visão e dos valores da empresa, mas que tenham linhas de pensamento, origens, paixões e capacidades diferentes.

Essa mescla de perfis tende a impulsionar o desenvolvimento de um ambiente propício para a criatividade e o novo.  

Avalie as ideias

Ao implantar a cultura da inovação, lembre-se de construir um processo para fazer a gestão das novas ideias e propostas apresentadas pelos colaboradores. Eles precisam saber que suas sugestões são avaliadas, ainda que nem todas sejam colocadas em prática. 

Portanto, o ideal é desenvolver e implantar um programa gestão da inovação, com processos bem definidos e um time plural, formado por profissionais da área e representantes de outros setores. 

Seja um embaixador da inovação

Tão importante quanto focar esforços para construir a cultura da inovação é fazê-la acontecer no dia a dia. Daí a relevância de manter o time engajado com essa proposta.

Do gestor ao estagiário: todos precisam se manter abertos a novas ideias, bem como se sentir à vontade para compartilhar sugestões, insights e experiências. 

Portanto, verifique se todos os líderes e profissionais estão comprometidos com o projeto de inovação da empresa. 

Valorize aqueles que buscam participar desse movimento inovador e os incentive sempre. 

Viu, só? Criar e implementar uma cultura de inovação em seu negócio é mais simples do que parece. Invista neste projeto com o apoio do seu time. Sem demora, você será os resultados na performance da empresa, no posicionamento da marca, na motivação dos profissionais e na satisfação do cliente. 

Ficou interessado no assunto? Para saber mais sobre o tema, confira um artigo que apresenta Cases de inovação da Indústria 4.0