Como se manter atualizado em TI

Conhecimentos em TI: como se manter atualizado

Estar com formação superior e atuar em uma grande corporação já não basta para se manter atualizado. As novidades em TI são constantes e é preciso estar atento sempre. Portanto, algumas medidas são necessárias para que seus conhecimentos – adquiridos com muito esforço no ensino superior – não se tornem obsoletos. Afinal, é preciso somar novos conceitos aos já existentes. 

É preciso entender que se manter atualizado na área de TI é uma postura estratégica. Quanto mais conteúdo você absorve, mais domínio terá sobre diferentes áreas, o que aumenta também as noções e habilidades que tem. Ou seja, é a oportunidade de ampliar o portfólio, dependendo o grau de profundidade que se dispõem a estudar sobre cada tema. 

Além disso, quanto maior o domínio de conteúdos diferenciados, mais aumentam as chances de encontrar soluções para os desafios cotidianos. Portanto, se manter atualizado é construir uma base de conhecimento rico. 

Para absorver novas atualizações algumas iniciativas são necessárias. Quer saber como? Continue a leitura desse artigo! 

A velocidade de atualizações no setor de TI 

A transformação digital tem sido presente em diversas áreas. E, cada vez mais, como fator estratégico para as empresas, na leitura e interpretação de dados

Portanto, o setor de TI está em destaque, buscando proporcionar novas soluções de maneira constante. O que, consequentemente, gera uma carga maior de atualizações e lançamentos. 

Ou seja, o profissional de TI ganha destaque , justamente, por estar inserido em um contexto no qual novos processos e produtos são solicitados a todo momento. O conhecimento e a visão de negócio são de extrema importância para que ele possa sugerir uma solução inteligente para a empresa. 

Sendo assim, se você estiver atualizado, com os conhecimentos certos, estará mais preparado para enfrentar os desafios na área de atuação , bem como indicar qual aplicação prática será ideal para resolver os desafios. 

Conhecimentos para se manter atualizado 

Confira os conhecimentos e ferramentas fundamentais para que você se mantenha atualizado: 

  1. Língua estrangeira: na área de TI, muitas leituras estão disponíveis em inglês. Tradutores on-line existem para dar aquela ajuda na hora que surgir uma dúvida no vocabulário, mas o ideal é que você tenha o conhecimento necessário para interpretar o conteúdo, de maneira que seja o mais próximo possível do original. 
  2. Cursos online: ter vontade de estudar, mas pouco tempo disponível, já não é mais um problema sem solução. É possível buscar como alternativa os cursos online. Há uma série de plataformas que oferecem cursos breves e gratuitos, assim como mais extensos e pagos. São diversos formatos disponíveis. Entre as plataformas com conteúdos relevantes para a área de TI estão: Udemy e Alura.
  3. GitHub: voltado especialmente para desenvolvedores, a plataforma é uma rede social com sistema de gerenciamento de projetos e versões de códigos. O mais interessante é que no GitHub é possível trabalhar em projetos colaborativos, em parceria com profissionais de todo o mundo. Ou seja, uma troca de conhecimento que contribui para que você saiba as últimas novidades e soluções na área de desenvolvimento. 
  4. Análise de dados: a previsão da Frost & Sullivan, empresa de consultoria de negócios, é de que até o ano de 2023 o mercado latino-americano de Big Data e analytics deve alcançar US$ 8,5 bilhões. Portanto, com um mercado tão promissor, é necessário adquirir conhecimento na área de análise de dados, para se manter atualizado com as novas soluções que serão propostas utilizando esse recurso. Vale lembrar que com as informações certas é possível delinear perfis de comportamento, obter índices estratégicos e visualizar as melhores oportunidades para crescimento e expansão dos negócios. 
  5. Aplicativos: se a busca por informações através do uso de dados está grande, os aplicativos também entram nessa tendência. Afinal, são eles um dos responsáveis por captarem parte dos conteúdos que chegam para análise. De acordo com o IBGE, são aproximadamente 138 milhões de pessoas no Brasil com um smartphone na mão. Ou seja, uma avalanche de dados sendo colhidos e analisados todo o tempo. Por isso, para se manter atualizado na área de TI, conheça  diferentes aplicativos e o funcionamento deles. Além disso, visualize quais soluções eles podem oferecer em um universo cada vez mais voltado ao omnichannel

Características importantes para um profissional de TI

Além de buscar conteúdo técnico para se manter atualizado, algumas iniciativas são importantes para contribuir com essa busca por novos conhecimentos. É necessário:

  • Ser autodidata: seja qual for a área que você está buscando absorver novas informações, é fundamental ser proativo e autodidata. Afinal, em um ambiente de atualizações constantes, não é permitido esperar por outras pessoas para que elas repassem o conhecimento que têm. Portanto, vá em busca do que deseja estudar. 
  • Ter planejamento: colocar metas como datas e prazos para iniciar e terminar os capítulos dos conteúdos é importante. Assim, você evita a procrastinação ou ou a dedicação excessiva de tempo para finalizar aquele material. 

Além disso, também é essencial acompanhar canais especializados, seguir outros profissionais da área em redes sociais ou blogs, assim como participar de fóruns com discussão de novas temáticas sobre TI. 

Agora que você já sabe quais conhecimentos deve ter para se manter atualizado em TI, que tal iniciar a jornada pela busca de conteúdo no blog da Compasso? Toda semana uma atualização para você! Confira!