Por que não optar apenas por uma nuvem

Com a possibilidade de escolha entre diversos provedores, a estratégia de utilização da nuvem pode ser repensada para minimizar uma falha de um componente, tempo de inatividade da aplicação ou reduzir o risco de perda de dados.

Definir uma estratégia multicloud com múltiplos provedores permite, entre outros benefícios, eliminar o retrabalho das equipes de trabalho na sua empresa. Veja abaixo os 10 motivos pelas quais a estratégia de nuvens combinadas deve ser considerada na sua empresa ou projeto.

 

1. Orquestração é a chave na gestão:

A necessidade de escala é, particularmente, importante para as empresas. Hoje, a utilização da orquestração permite, através de código e a automação, definir a infraestrutura executada em várias nuvens.

 

2. Governança é foco no multicloud:

Hoje, os dados hoje são a maior riqueza das empresas e a forma como são tratados e protegidos são determinados pelo método de gerenciamento escolhido. Uma das vantagens da escolha pela estratégia multicloud é poder ter várias localidades e serviços de armazenamento e recuperação de dados.

 

3. Armazenamento de dados se tornam resilientes:

O aprimoramento de recursos é algo fundamental na otimização de custos e desempenho com base no tempo de armazenamento. Considerando que há diferença entre os principais fornecedores de nuvens, é importante ressaltar a latência desejada, a durabilidade dos objetos e a recuperação de dados. Se a redundância é algo vital para o seu negócio, você deve considerar a utilização de diversos provedores em nuvem.

 

4. Flexibilidade de recursos infinita:

Ao utilizar os diversos recursos oferecidos entre provedores, é possível montar táticas combinando API entre nuvens e assim proporcionar, a longo prazo, uma grande economia de recursos financeiros.

 

5. Segurança fortalecida:

Com a combinação entre diversos ambientes, a segurança conquistada através da identificação e autenticação entre diversas nuvens é fortalecida dentro da sua estratégia.

 

6. Autonomia:

Utilizar técnicas e ferramentas para gerenciamento de múltiplas versões no código do software permite aos desenvolvedores o gerenciamento da infraestrutura e a otimização do tempo de provimento de recursos e a obtenção de escala.

 

7. Otimização a nível global:

O multicloud oferece a navegação entre diversos provedores ao redor da rede. Não pense apenas na disponibilidade de recursos de infraestrutura no multicloud: maximize as diversas particularidades oferecidas para obter o máximo desempenho através dos provedores.

 

8. Portabilidade de ambiente:

A movimentação de dados e aplicativos de forma simultânea pelas empresas é primordial para implantar serviços de forma consistente e persistente, além de manter a integração do software como serviço.

 

9. TI como serviço:

O multicloud facilita a evolução da TI para um ‘service broker’, suportando as empresas na otimização do consumo e recursos de acordo com as melhores soluções.

 

10. Operações:

A fim de promover os resultados direcionados para a área de negócios, a velocidade proposta pela cloud exige que a área de operações se torne multidisciplinar e habilitada para sua operação.

Da mesma forma como em uma atividade não ficamos restritos à apenas um único fornecedor, o mesmo pensamento se estende à estratégia Multicloud. Atuar com diversos modelos de clouds, em um formato pensado exclusivamente para o negócio do cliente, garante a melhor performance.