Qual é a curva de maturidade digital para a maioria dos negócios hoje?

As inovações mostram sua essencialidade dentro de um mundo altamente impactado pela transformação tecnológica e, se no passado  tecnologias como as usadas para desenvolver robôs pareciam ficção científica, hoje são realidade.

Pensando no ambiente corporativo, fica o questionamento: com a abundância de soluções na área de tecnologia, qual é a curva de maturidade para a maioria dos negócios hoje?

Dando início a essa reflexão convém lembrar que existe diferença entre transformação digital e maturidade digital.

A primeira pressupõe o uso de soluções tecnológicas para atender e aperfeiçoar as necessidades processuais das empresas, enquanto a segunda é o resultado do uso positivo dessas ferramentas. Não basta usar tecnologia, é preciso planejar a sua utilização de modo inteligente e integrado para obter os resultados desejados e atingir a maturidade digital.

Grau de maturidade digital das empresas brasileiras

A grande maioria dos líderes empresariais acredita na transformação digital como fator essencial para o sucesso dos negócios e que as empresas com menor investimento em inovação falam muito no tema, mas demoram para colocar em prática.

Foi o que revelou uma pesquisa da Deloitte, empresa de consultoria, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. E aquelas que encontram-se maduras digitalmente planejam aumentar os investimentos em negócios digitais, revelando os retornos positivos que a tecnologia oferece a todas as empresas.

Já a pesquisa do Digital Analytics do ESPM Media Lab estudou a maturidade digital de empresas brasileiras. O resultado alcançado mostrou que 31% das empresas podem ser classificadas como digitalmente maduras no Brasil. O enfoque do estudo foi verificar com os gestores como a tecnologia estava influenciando a relação da empresa com seus colaboradores e clientes, bem como a solução de problemas operacionais.

Como era de se esperar, constatou-se que as empresas possuem grau de maturidade diferenciados e que a maioria dos gestores reconhece a necessidade de buscar a integração entre tecnologia e negócios.

Dificuldades para alcançar a maturidade digital

Especialistas apontam que os principais entraves para que uma empresa alcance maturidade no campo digital são aversão à mudança, ameaças e preocupações com a segurança e ausência de modelos corretos.

Soma-se a essas dificuldades o fato de que a maioria das empresas não enxerga a tecnologia como estratégia de negócios, mas como ferramentas que são utilizadas sem integração e planejamento.

Algo que precisa ser repensado urgentemente, uma vez que os estudos citados neste texto comprovaram que as organizações de maior sucesso são exatamente aquelas que já estão usando as ferramentas tecnológicas para transformar o modo de realizar seus negócios.

Em busca da maturidade digital

É preciso buscar a almejada maturidade digital nos negócios e sem demora. Pensando nisso, preparamos algumas sugestões que podem ajudar sua empresa a colocar a tecnologia em outro patamar, tornando-se estratégia para o crescimento organizacional.

1. Faça um planejamento e pense de modo integrado

Tomar decisões de modo impulsivo nunca é o melhor caminho. É preciso avaliar as necessidades presentes e futuras, ter consciência do potencial de investimento, entre outros fatores que levarão a resultados duradouros,  diminuindo a possibilidade de erros.

A soluções devem ser integradas e não exclusivas para um setor. É ótimo investir em uma solução, como o self-checkout, que dá ao consumidor mais autonomia em suas compras no mercado, mas ela só fará diferença se o estoque estiver devidamente controlado e o cliente encontrar o produto desejado, dentro do prazo de validade e com preço acessível.

2. Promova mudança cultural

Alinhar a cultura organizacional à estratégia digital pode levar tempo, mas é necessário. Para isso é imprescindível o engajamento das lideranças diante das inovações propostas; capacitação de pessoal para correta utilização das ferramentas e integração das soluções, promovendo melhorias em todos os processos, aperfeiçoamento na comunicação entre as equipes e diminuição de falhas.

3. Avalie continuamente

Só o que não muda é a necessidade de mudar. A maturidade digital pressupõe, também, estar atento e pronto para novas e contínuas transformações, uma vez que a implantação desse processo tem início, mas não tem um final. Diariamente novidades surgem e poderão ser a alavanca que faltava para impulsionar os seus negócios.

As possibilidades digitais vêm trazendo muitos benefícios ao mundo corporativo e as empresas mais maduras digitalmente estão à frente da concorrência. Se você ainda não começou, não pode esperar mais tempo para ingressar na transformação digital. Se já deu início, tenha certeza: ainda há muito o que fazer, já que esse é um processo contínuo.

Manter-se nesse patamar de liderança, obtendo resultados duradouros e consistentes só é possível àquelas que têm a capacidade de se adaptar às mudanças impostas pelos avanços tecnológicos e contam com apoio especializado.

O UOL DIVEO possui ampla experiência para acompanhar você, e sua empresa, nessa jornada rumo à maturidade digital. Conte conosco!

 

 

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