Superdigital acelera crescimento de negócios com migração para nuvem do UOL DIVEO

A Superdigital, fintech pertencente ao Grupo Santander que atua no setor de contas de pagamento, anuncia parceria com o UOL DIVEO para tornar real a estratégia de migração para cloud. A Superdigital disponibiliza seus produtos para que seus clientes possam remunerar os seus colaboradores que não são bancarizados ou até para os pais que precisar pagar mesada de filhos com mais agilidade.

O case de estudo do International Data Corporation (IDC) descreve que a Superdigital tinha o desafio de trabalhar em uma infraestrutura de TI escalável e que suportasse o portfólio de produtos, sem abrir mão da efetividade do sistema, já que o existente estava inviabilizando o crescimento do negócio – tanto por questões de custo, quanto de capacidade.

Para disponibilizar uma estrutura capaz de suportar as transações financeiras, a Superdigital contou com a consultoria do UOL DIVEO para fazer a mudança para a nuvem, de modo ágil e assertivo. O final de 2018 foi o momento escolhido para que parte do sistema monolítico da empresa – o que suporta as operações do Brasil – migrasse para a nuvem pública da Amazon Web Services (AWS).

Cleyton Ferreira, CTO do UOL DIVEO, explica que a solução escolhida pela Superdigital atua em ambiente híbrido, dividido entre cloud e colocation. “Ao analisar a maturidade dos sistemas, vimos que essa divisão era a ideal para tornar a migração mais fácil. Estivemos presente durante todo o processo, prestando consultoria e, agora, operamos ambas plataformas”.

De acordo com Giannina Popper, gerente de Infraestrutura na Superdigital, a mudança de ambiente atende as demandas do negócio para o Brasil e, futuramente, para outros países da América Latina. “O caminho para a nuvem nos garante mais competitividade mercadológica e acelera nosso quadro de inovação. Ainda estamos em fase de implementação, mas nosso foco agora é continuar para uma plataforma operacional e de gestão financeira em cloud”, comenta.

Além dessa transformação, o UOL DIVEO também estabeleceu as conexões Direct Connect entre os datacenters e nuvem. Esse tipo de conexão oferece uma rede mais consistente que as conexões baseadas na internet, mais disponibilidade e diminui a latência na transferência de dados.

Colhendo os frutos

Pela facilidade em atualização de sistemas e gerenciamento de dados, a solução promove flexibilidade no modo de trabalho da equipe da Superdigital, uma vez que as ações são feitas automaticamente e não é necessário que o time atue em escala 24×7.

Além da redução em custos operacionais, a criação de ambientes novos, destinados aos produtos e soluções do negócio, contabiliza ganho expressivo, uma vez que levava 15 dias para ser desenvolvido em colocation e foi reduzido para dois dias com cloud.

Giannina diz que o retorno sobre o investimento já foi visto durante a operação do novo ambiente. “Agora desfrutamos de recursos que permitem que nosso time crie com mais rapidez, economia e efetividade. Estamos em uma esteira tecnológica que alavancará a implementação de novas tecnologias, tais como APIs e chatbots, melhorando o relacionamento com nossos clientes”, finalizou.

Confira o case completo aqui!

 

Fontes:

Canal Executivo

Guia Cloud

Segs