UOL DIVEO utiliza Design Thinking e tecnologias inovadoras para solucionar problemas de empresas

  • Empresas participantes do laboratório contaram com o apoio de especialistas para desenvolver soluções a seus desafios de negócio em apenas uma tarde
  • Evento, realizado em São Paulo, se baseou em quatro pilares tecnológicos: Big DataIoTInteligência Artificial/ Machine Learning Transformação Digital

O UOL DIVEO, integradora de soluções para infraestrutura de TI, multicloud, segurança, serviços gerenciados e aplicação, em parceria com a Microsoft, promoveram a 2ª edição do Thinkers and Makers, laboratório de inovação, realizado nesta quarta-feira (16), em São Paulo, com foco em varejo.  O evento contou com a presença de empresas, startups e especialistas com o objetivo de debater tendências e demonstrar na prática a aplicação de tecnologias inovadoras para superar desafios corporativos, utilizando técnicas de Design Thinking e quatro pilares tecnológicos: Big DataIoTInteligência Artificial/ Machine Learning Transformação Digital.

O evento possibilitou que as empresas participantes desenvolvessem um MVP (Minimum Viable Product – ou um “produto minimamente viável”, em português) para solucionar problemas de negócio apresentados no início do dia. “Cada empresa nos endereçou um desafio, para que, juntos, utilizássemos as tecnologias mais inovadoras e que todas saíssem do evento com um MVP. Algumas delas nos apresentam um grande problema, que, na verdade, é composto por vários problemas pequenos e que podem ser resolvidos a partir de sua decomposição. Assim, entendendo quais são as partes que compõem esse todo, já se começa a pensar em soluções específicas”, comenta Guilherme Lopes, Gerente Geral de Big Data, Analytics e AI do UOL DIVEO.

Outro debate importante girou em torno de como organizar o time de negócios de TI nas resoluções dos obstáculos enfrentados pelos participantes. Cleyton Ferreira, CTO do UOL DIVEO, acrescenta que “percebe-se, principalmente, em relação ao tema de inovação digital, que se a área de negócios não trabalhar com o setor de TI, acaba-se criando forças paralelas dentro de cada companhia. O modelo dos 4 pilares e do Design Thinking juntam forças com o objetivo de resolver e trazer um MVP com as duas áreas trabalhando em conjunto, TI e negócios”.

As empresas participantes saem do evento com a possibilidade de desenvolver um projeto de inovação com a participação do UOL DIVEO e da Microsoft. “Quem não inovar, não acompanhar as mudanças do mundo, acaba perdendo espaço no mercado”, comenta Rodolfo Monteiro, um dos palestrantes do dia, gestor de inovação da MooveOn. Outro ponto que ele destaca é a necessidade da agilidade nesse processo. “Não se pode perder tempo desenvolvendo uma solução, pois, quando o produto é lançado ao mercado, já se pode ter perdido o timing do cliente”. Monteiro ainda explica que o Desing Thinking é parte importante do processo, pois coloca o consumidor no centro do desenvolvimento – partindo do processo de empatia, em que se imagina e busca entender as necessidades do cliente.

O Laboratório de Inovação

Cada uma das empresas participantes apresentou um desafio de negócio particular para ser solucionado ao longo da tarde. Conforme ditam as regras das metodologias Agiles, fundamentais no processo de Design Thinking,foram formados grupos multidisciplinares de 4 a 6 pessoas para avaliar cada caso, com a presença de executivos da companhia analisada (tomadores de decisão e líderes dos setores de TI, marketing e vendas), acompanhados de especialistas nas áreas de Big DataIoTInteligência Artificial e Transformação Digital. O processo todo durou cerca de quatro horas, tempo no qual as companhias participantes percorreram etapas para identificar seus desafios e chegar às soluções. Os profissionais presentes, com a consultoria dos especialistas multidisciplinares, puderam se aprofundar nas soluções inovadoras disponíveis no mercado para atender aos desafios apresentados e encerrar o evento com MVP indicado para resolver seu desafio.

As diferentes tecnologias marcaram o evento desde seu início. Pela manhã, antes do laboratório prático, especialistas convidados conduziram uma série de palestras, nas quais apresentaram cases de aplicação dos quatro pilares tecnológicos que representam a base da nova área de Inovação do UOL DIVEO. Gutemberg Almeida, arquiteto para indústria de varejo na Microsoft para a América Latina, comentou sobre a importância da experiência do cliente na compra. Na sequência, Leonardo Alves, o “Carioca”, CEO e fundador do aplicativo de relacionamento Deeper, e Luan Bispo, CEO da Electrowave, deram exemplos de monitoramento inteligente. Representando o próprio UOL DIVEO, Guilherme Lopes detalhou tendências de transformação digital. Fechando a manhã de apresentações, Fábio Rios abordou o uso de Big Data na prática, enquanto Alessandro Farias listou as vantagens das técnicas de Design Thinking.

 

Fonte: BrandPress