UOL DIVEO demonstra a aplicação de tecnologias para superar desafios de negócios na 1ª edição do Thinkers and Makers

UOL DIVEO, integradora de soluções para infraestrutura de TI, multicloud, serviços gerenciados e aplicação, em parceria com a Dynatrace, empresa mundial especializada em soluções de gerenciamento de performance digital, promoveram a 1ª edição do Laboratório de Inovação Thinkers and Makers, realizado no último dia 23 em um espaço no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. O evento contou com a presença de empresas, startups e especialistas com o objetivo de debater tendências e demonstrar na prática a aplicação de tecnologias inovadoras para superar desafios corporativos.

A primeira edição do Thinkers and Makers atendeu a todas as expectativas e foi um evento incrível. Conseguimos, em uma tarde, realizar um processo que habitualmente dura semanas, percorrendo as etapas necessárias para desenvolver soluções tecnológicas adequadas aos desafios específicos de cada empresa. De forma simplificada, comprovamos na prática o quanto os quatro pilares que norteiam a nova área de Inovação do UOL DIVEO (Big DataIoTInteligência Artificial e Transformação Digital) são tecnologias que se complementam e oferecem um leque gigantesco de possibilidades. Em poucas horas, mapeamos as necessidades de cada empresa participante e chegamos a uma solução, o chamado mínimo produto viável (MVP)”, comenta Alexis Rockenbach, CTO da área de Inovação do UOL DIVEO.

O laboratório contou com a participação de sete empresas: Renner, Claro, Natura, Atento, Honda, Drogaria Onofre e o próprio UOL DIVEO, que também utilizou a experiência para mapear oportunidades internas e aprimorar procedimentos. “Gostei muito de ver exemplos reais e cases de como as tecnologias foram aplicadas. Nós ouvimos falar muito das novas tendências e hoje pudemos ver resultados da aplicação das tecnologias. Foi um aprendizado enorme, sair do dia a dia da empresa e ver essas apresentações. Certamente eu recomendo o evento”, afirma João Ribeiro, analista de TI de uma das empresas presentes.

A oportunidade de compartilhar ideias inovadoras com profissionais de diferentes áreas foi bastante valorizadas pelos participantes. “Esses eventos nos ajudam a conhecer ideias de outras pessoas, com expertises diferentes. Com as palestras, consegui ter uma visão das tecnologias que estão sendo mais faladas atualmente e observar onde elas foram implantadas. Muitas vezes pensamos ‘quero utilizar isso’ e não sabemos como”, declara o executivo Rafael Auday.

Cada uma das empresas participantes apresentou um desafio de negócio particular para ser solucionado ao longo da tarde. Conforme ditam as regras das metodologias agiles, foram formados grupos multidisciplinares de 4 a 6 pessoas para avaliar cada caso, com a presença de executivos da companhia analisada (tomadores de decisão e líderes dos setores de TI, marketing e vendas), acompanhados de especialistas nas áreas de Big DataIoTInteligência Artificial e Transformação Digital. O processo todo durou cerca de quatro horas, tempo no qual as companhias participantes percorreram etapas para identificar seus desafios e chegar às soluções. Os profissionais presentes, com a consultoria dos especialistas multidisciplinares, puderam se aprofundar nas soluções inovadoras disponíveis no mercado para atender aos desafios apresentados e encerrar o evento com um mínimo produto viável (MVP) indicado para resolver seu desafio.

A congruência entre as diferentes tecnologias marcou o evento desde seu início. Pela manhã, antes do laboratório prático, especialistas convidados conduziram uma série de palestras, nas quais apresentaram cases de aplicação dos quatro pilares tecnológicos que representam a base da nova área de Inovação do UOL DIVEO. Felipe Plets, co-fundador e CEO da Menvia, comentou sobre IoT. Na sequência, Luciano Costa, fundador e CTO do MeekaLabs, apresentou exemplos de uso de Machine Learning e Inteligência Artificial. O tema “Big Data & Analytics” foi abordado em conjunto por Fabio Rios, sócio e CEO da Plugar Data & Intelligence, e Alan Camillo, fundador e diretor de tecnologia da Blue Shift. Por fim, Leonardo Alves, o “Carioca”, CEO e fundador do aplicativo de relacionamento Deeper, e Juliana Glasser, CEO e co-fundadora da empresa de soluções tecnológicas Carambola.com.vc, expuseram suas visões sobre transformação digital.

 

Fonte: E-commerce News