CLI e SDK como maximizar a experiencia no Cloud

Em nosso último post sobre “O que você precisa saber antes de desenvolver aplicações para a nuvem” focaremos em dois conceitos bastantes difundidos que são CLI (Command Line Interface ou Interface da Linha de Comando) e SDK (Software Development Kit ou Kit Desenvolvimento de Software). Você sabe dizer o que cada um pode entregar?  Muitos desenvolvedores experientes não conseguem conceituar ou explicar com precisão, mas, vou tentar de uma forma bastante simples. Vamos as definições para facilitarmos a leitura.

A CLI é a interface texto que permite a digitação de um comando por linha que possibilita o acesso no modo texto, ou seja, possibilita ao usuário interagir com o sistema digitando comando para que o computador realize tarefas especificas.

O SDK é um conjunto de ferramentas de desenvolvimento e códigos pré-gravados que podem ser usados ​​pelos desenvolvedores para criar aplicativos. Os SDKs geralmente ajudam a reduzir a quantidade de esforço e tempo que seria necessário para os profissionais escreverem seus próprios códigos.

E para recordar do post “API First” clique aqui

Agora que definimos e relembramos os conceitos, é fundamental que cada conceito seja utilizado de forma bastante clara entre as necessidades na nuvem. CLIs são scripts que funcionam bem em um curto prazo, mas que ao utilizar em integrações de larga escala podem trazer um enorme esforço de gerenciamento. SDK proporcionam uma integração mais fluída e dinâmica entre software e infraestrutura.

Você pode usar SDKs, APIs e CLIs para interagir com qualquer nuvem seja ela privada ou pública. Mais lembres -se, é fundamental que o conhecimento do desenvolvedor seja focado desde o início no planejamento e construção de como a interação dos serviços entre software e infraestrutura serão realizadas.

 

Luiz Eduardo Severino

Com mais de 10 anos de experiência em vendas e marketing direto, Luiz Eduardo é Bacharel em Economia pela PUC de São Paulo, com MBA em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e especializações nas áreas de gestão de projeto, design, marketing digital, social media, inbound marketing, webmetrics e web.