O mundo dos Containers e o Windows Server 2016

O lançamento do Microsoft Windows Server 2016 está próximo, e ele trará grandes mudanças! Claro, algumas mudanças são justamente devidas as tendências de mercado. Muitas mudanças para quem está  surfando na onda do Cloud e DevOps.

Uma grande novidade no Windows Server 2016 é a introdução aos Containers no mundo Microsoft. Para quem ainda não ouviu falar sobre os Containers , resumidamente eles são um espaço isolado onde é possível executar aplicações sem  que o Sistema Operacional seja afetado, e vice-versa.

O Windows Server 2016 introduz dois tipos de Containers, Windows Containers e os Hyper-V Containers.

Para quem já está habituado a usar os Containers em plataformas Linux, o Windows Container é basicamente a mesma coisa.

Cada Aplicação dentro de Containers vai rodar em User-Mode Level isolado em um Sistema Operacional compartilhado.

Container1

Esse modelo possui algumas limitações, por exemplo, você ainda será dependente  do Sistema Operacional do hospedeiro, se uma atualização for aplicada no nível do hospedeiro, você terá que parar a sua aplicação, pois afetará diretamente o(s) Containers. Além do compartilhamento do mesmo Kernel, que em ambientes não controlados, podem afetar o desempenho das aplicações hospedadas.

Aí que surgem os Hyper-V Containers. Estes sim,  garantem um isolamento em nível de Kernel, pois os Containers terão uma Imagem para servir de base para a aplicação e cria uma VM no Hyper-V. Dentro desta VM, estão os binários, bibliotecas  e aplicação dentro de um Windows Containers.

Imagem 2 V2

Se ainda não teve a oportunidade de usar os Containers, aproveite para testar agora! O Windows Server 2016 Technical Preview 5 já está disponível para Download, e com todas as novas funcionalidades disponíveis para testes. 😉

Até a próxima!

Fernando Silva de Souza

Clique aqui  para Download do Windows Server 2016 TP5:

 

 

Fernando Souza

Profissional com mais de 10 anos de experiência em Operações de TI, trabalhando como especialista em tecnologias Microsoft, Linux e Armazenamento. Atualmente ocupa a posição de Gerente de Operações do UOL DIVEO.