Automatizar e orquestrar tarefas para Windows Server é um desafio? Não para o Ansible.

O Ansible é uma plataforma que vem se destacando no mundo OpenSource devido sua simplicidade e efetividade na automação e orquestração de atividades de TI. Pois bem, desde a versão 1.7 o Ansible faz o gerenciamento de máquinas com Windows. E isso pode trazer um ganho enorme para a vida dos administradores de TI.

Um detalhe importante, o funcionamento da plataforma permanece o mesmo, ou seja, não é necessário a instalação de agentes. O gerenciamento de sistemas Linux funciona através de SSH, para o Windows é utilizado um modulo em “Python” que utiliza o WinRM para se comunicar com computadores Windows remotamente, além disso, é possível integrar o Ansible com sua domínio Active Directory, reduzindo o overhead de trabalhar com contas locais.

Uma informação importante é que, o Ansible Management Node, continuará sendo uma estação/servidor com Linux, pois a plataforma não roda em Windows, apenas gerencia sistemas com Windows.

Um requisito importante para que tenha sucesso no seu projeto de automação é a liberação e configuração do Powershell remoting, no site docs.ansible.com tem os tutoriais de como automatizar a configuração do WinRM via script Powershell. 😉

Show, já tenho utilizo o Ansible para meus servidores Linux, o que é possível fazer com o Windows. Caso você queira desenvolver um módulo para uma necessidade específica, você pode encontrar as informações nesse link. Mas, já existem muitos módulos disponíveis para gerenciamento do Windows que permitem automatizar tarefas de gerenciamento de arquivos, instalação de pacotes, instalação de atualizações do sistema operacional até mesmo deployment de sites com IIS.

Sua vida de SysAdmin está difícil, muitas máquinas para gerenciar, poucos braços para te ajudar? Abrace a causa da automação e parta para o Ansible, o pior que pode acontecer, é você ficar viciado e querer automatizar tudo, até a máquina de café (http://moccapi.blogspot.com.br/).

Abraços e até a próxima,

Fernando

 

Referências:

https://www.ansible.com/

http://www.jeffgeerling.com/blog/running-ansible-within-windows

Fernando Souza

Profissional com mais de 10 anos de experiência em Operações de TI, trabalhando como especialista em tecnologias Microsoft, Linux e Armazenamento. Atualmente ocupa a posição de Gerente de Operações do UOL DIVEO.