A criação de uma empresa: antes do UOLDIVEO

A criação de uma empresa: antes do UOL DIVEO

Fico muito feliz por essa oportunidade de abrimos esse novo canal de comunicação entre UOL DIVEO e todos os interessados – fornecedores, clientes, jornalistas, profissionais de tecnologia e o público em geral.

Pensei nessa primeira ocasião em contar-lhes um pouco de como surgiu a ideia de se formar uma empresa – hoje denominada UOL DIVEO – para atendimento ao mercado corporativo.

Por volta de 2006/2007 começamos a desenhar um projeto com o objetivo de atender à pequenas empresas. Até aquele momento, o UOL era totalmente focado no chamado business to consumer (B2C) – aproveitávamos a enorme audiência do portal, para ofertarmos serviços de acesso (assinatura ao conteúdo UOL), sites de emprego (Emprego Certo), música (UOL Megastore), games, namoro (Metade ideal), publicidade, links patrocinados etc. Muitos prosperaram e outros nem tanto, mas todos eram lançados aproveitando a espetacular penetração do portal num público altamente qualificado (80 % de penetração na classe A/B).

Em 28 de Abril de 1996 entrou no ar a primeira home page do Universo Online.
Em 28 de Abril de 1996 entrou no ar a primeira home page do Universo Online.

Foi com essa visão que imaginamos nossa imersão no serviço dirigido a empresas, portanto, business to business (B2B). Porém, nosso foco no início eram as pequenas empresas. Assim, no segundo semestre de 2007 lançamos o UOL Host. Um serviço 100% via internet, onde o usuário com poucos clicks, podia criar um site na internet, sua loja virtual, endereço eletrônico corporativo e posteriormente, usar uma ferramenta de CRM (customer relationship managment), ERP (enterprise resource planning) etc.

O projeto é um sucesso, atendemos atualmente mais de 260 mil clientes.
Porém, para crescermos mais rapidamente adquirimos algumas carteiras de webhostings, da Plugin, Digiweb, insite etc. Junto com essas carteiras, também vieram alguns clientes de maior porte, que eram atendidos não mais via internet, mas através de gerentes de contas e possuíam servidores dedicados. Isso nos chamou a atenção, pois o ticket médio era pelo menos 20x maior do que os pagos pelos pequenos clientes de webhosting.

Neste mesmo período, estávamos estudando se deveríamos ou não terceirizar o Data Center do UOL. Depois de muitas análises, chegamos a conclusão de que pelo tamanho do UOL (naquela ocasião já utilizávamos, só para o portal, mais de 25 mil servidores), não fazia sentido econômico terceirizarmos o Data Center. Ou seja, estávamos “condenados” a provermos nossa própria infraestrutura de TI (essa mesma análise foi feita pela Amazon na criação da AWS, também mais ou menos na mesma época).

Daí decidimos, em 2008, lançarmos o UOL Host Corporativo, aproveitando toda a estrutura dedicada ao UOL e acrescentando demais clientes que vieram das aquisições de carteiras.

Para formar o UOL DIVEO, também tivemos que adquirir algumas empresas, mas esse é outro assunto que devo abordar na próxima conversa.

Gil Torquato

CEO do UOL DIVEO, Gil Torquato é Bacharel em Relações Públicas pela Fundação Cásper Líbero, pós graduado em marketing pela ESPM e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.