A criação de uma empresa: ampliando o portfolio

Dando continuidade ao tema de como criamos o UOL DIVEO, após termos lançado o UOL Hosting (webhosting) e também o UOL Host Corporativo, decidimos avançar mais rapidamente na estratégia, através de aquisições.
Em 2009 compramos a DHC, uma integradora de sistemas que tinha um datacenter próprio (na rua Funchal na capital paulista) e atendia a clientes como B2W, Magazine Luiza, Pão de Açucar, Price Waterhouse, Embraer, dentre outros. O que nos chamou a atenção para essa empresa, foi justamente o fato de trabalharem com a chamada missão crítica. Grandes sites de e-commerce eram atendidos e hospedados na DHC.

Paralelamente, outra empresa nos chamou a atenção, a Tech4B. Os próprios clientes da DHC indicaram a Tech4B, que trabalhava com o chamado quality assurance. Analisava-se o ambiente de produção (ou mesmo antes de entrar em produção) e verificava de maneira independente, qual a origem dos problemas de performance e ou desempenho.
É muito comum na nossa indústria nos depararmos com um problema e quando falamos com o responsável pela aplicação ele indicar que o problema está no hardware que foi mal dimensionado. Quando falamos com o responsável pelo hardware, ele afirma que o problema está no software que foi mal escrito etc. A Tech4B entra exatamente nessa análise e além de indicarmos onde está o problema, hoje, fazemos o chamado refactoring, reescrevendo a aplicação.
Também entre 2009 e 2010 adquirimos a Boldcron, empresa composta em sua maioria por engenheiros do ITA – mesmo porque ficava em São José dos Campos – e que tinha uma plataforma de gateway de pagamentos (foi essa plataforma que serviu de base para o PagSeguro). Hoje através desse gateway atendemos a empresas aéreas como TAM, GOL e AZUL e mais uma centena de clientes.

Entre 2010 e 2011 adquirimos a UNI5, empresa que nos introduziu no mundo de Nota Fiscal Eletrônica, EDI (Electronic Data Interchange). Além disso, também desenvolvemos serviço de prevenção de fraude e conciliação. Hoje atendemos por volta de trezentas empresas com essas soluções.
Percebam que estamos mergulhando cada vez mais em serviços especializados e junto com a expertise digital que tínhamos com o desenvolvimento do portal UOL e suas mais de vinte unidades de negócio que geram receitas, estávamos de fato criando uma das maiores empresas do setor de TI.

Mas o salto mais alto nessa direção se deu no final de 2010 com a aquisição da Diveo, empresa detentora do maior datacenter do Brasil. Mas esse assunto eu detalharei nossa próxima conversa.

Gil Torquato

CEO do UOL DIVEO, Gil Torquato é Bacharel em Relações Públicas pela Fundação Cásper Líbero, pós graduado em marketing pela ESPM e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.