Como administrar melhor o tempo e prioridades

Nos dias atuais temos cada vez mais nos dedicado ao trabalho full time. Temos que nos policiar para não ficarmos o tempo todo olhando e-mails, redes sociais, através do celular, tablets etc..

O grande desafio que se coloca é como nesse mundo de informações e comunicação bidirecional, podemos selecionar o que de fato interessa.

Eu tenho um hábito de ler jornais todas as manhãs, primeiramente olho a 1ª. página para justamente selecionar as reportagens que me interessa. Depois vou direto nas seções que costumo ler diariamente.

Ora, essa mesma disciplina ao ler jornais, adoto ao selecionar as notícias que me interessam durante o dia. Entre uma reunião e outra, costumo olhar para o clipping de notícias para me atualizar.

Outra questão fundamental no dia a dia agitado que vivemos, é dar “prioridade ao prioritário”. Não perca tempo com questões periféricas ou de menor importância. Foque no que de fato interessa para o seu negócio.

Pense sempre antes de avaliar ou expor uma ideia em ser o mais sucinto possível, indo direto ao ponto. As vezes essa atitude pode ser interpretada como arrogante ou prepotente, mas nada mais é do que ganhar o que há de mais precioso: “tempo”.

Quando analisarmos oportunidades de negócio, aquisições ou novos produtos/serviços, buscamos sempre olhar benchmarks e trabalhar um business plan realista, mesmo porque se o negócio andar, certamente aquela base de informação e resultado previstos se tornarão metas a serem alcançadas objetivamente. Ou seja, essa mesma praticidade e realidade deve ser aplicada em avaliação de oportunidades.

A mensagem importante aqui é tente sempre se policiar para não desperdiçar tempo com coisas inúteis ou de pouca importância. Foque de fato naquilo que é fundamental e relevante, até para sobrar tempo para nós mesmos.

Todas as marcas eventualmente citadas neste Blog são de propriedade de suas respectivas empresas e sua menção tem apenas caráter informativo.

Mantenha-se informado

Informe seu e-mail abaixo e receba um resumo semanal de conteúdos exclusivos sobre estratégia, tecnologia e novidades do mercado de TI.

Fique tranquilo: Nós também não gostamos de SPAM. Enviaremos somente conteúdo de seu interesse e você poderá descadastrar-se a qualquer momento.

Gil Torquato

CEO do UOLDIVEO, Gil Torquato é Bacharel em Relações Públicas pela Fundação Cásper Líbero, pós graduado em marketing pela ESPM e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.