Alterando as permissões e notificações do seu projeto no JIRA

No post anterior já mostrei como customizar tipos diferentes de Issue para o projeto, assim como customizar ou melhorar os Workflows e também associá-los aos diferentes tipos de Issue.

Neste post, mostrarei algumas dicas para customizar permissões e notificações do projeto.

Assim como nos Schemes anteriores (Issue Type e Workflows), ao criar um projeto as permissões e notificações assumem uma configuração padrão, porém é possível alterá-las de acordo com a necessidade. A forma de criação de Permissões e Notificações é muito semelhante, portanto, ao visualizar a forma de adicionar permissões, basta “trocar” para a parte de notificações que o conceito será basicamente o mesmo.

  1. Visualizando as permissões

Ao acessar a administração do seu projeto, do lado direito vá até o item Permissions e clique no Scheme que estará como “Default Permission Squeme”. Na tela apresentada, perceba que o Scheme associado ao projeto, poderá estar compartilhado com vários outros projetos, veja:

 

 

Ao observar que há itens compartilhados com outros projetos, o cuidado na alteração de regras de permissões é redobrado, pois isso afetará os outros projetos que compartilham esse Scheme. É aí onde entra a customização de permissões específicas para o seu projeto.

  1. Criando um Squeme específico

Para criar um Scheme para o seu projeto, clique na engrenagem do canto superior direito do JIRA e logo após em Issues.

No menu esquerdo e no canto inferior, clique em Permission Schemes:

No fim da página exibida, clique no botão Add Permission Scheme Para mudar o Scheme, clique do lado direito superior no botão Actions e na próxima tela dê um nome e descrição para o Scheme a ser criado e clique em Add.

 

  1. Associando o Scheme criado ao projeto

Com o Scheme de permissões adicionado, você precisará agora associá-lo ao seu projeto e depois partir para a edição das permissões. Retorne a administração do projeto, e clique novamente no item Default Permission Scheme (conforme exibido no item 1). Ao lado direito superior, clique na engrenagem, clique em Actions e logo após em “Use a different Scheme”. Na tela exibida, selecione o Scheme criado anteriormente e clique em Associate.

 

 

  1. Editando as permissões

Após ter associado o Scheme de permissões criado, já é possível fazer a edição das permissões. Perceba que a tela exibida é semelhante à do Scheme default, mas agora é sua que está sendo apresentada. Para editar, na mesma engrenagem do lado direito superior, clique em “Edit Permissions”.

 

Para cada permissão há uma descrição de qual é a função da mesma. Para adicionar uma permissão clique do lado direito em Add. As permissões poderão ser adicionadas para Grupos, usuários específicos, Líder do projeto no JIRA, entre outros.

 

 

Adicionadas as permissões do projeto, você poderá alterar as notificações do mesmo conforme a sua necessidade também. A forma de fazer a criação e também a associação das permissões é muito semelhante, bastando voltar à administração do projeto e ao invés de ir na parte de permissões ir na parte de Notificações do projeto.

Espero mais uma vez que essas dicas o ajudem caso esteja utilizando essa ferramenta para o controle de suas atividades.

Até o próximo post 😉

[ ]´s

Melo

Todas as marcas eventualmente citadas neste Blog são de propriedade de suas respectivas empresas e sua menção tem apenas caráter informativo.

Mantenha-se informado

Informe seu e-mail abaixo e receba um resumo semanal de conteúdos exclusivos sobre estratégia, tecnologia e novidades do mercado de TI.

Fique tranquilo: Nós também não gostamos de SPAM. Enviaremos somente conteúdo de seu interesse e você poderá descadastrar-se a qualquer momento.

Marcelo Melo

No grupo UOL há 16 anos, já atuou em áreas de call center e service desk. Atualmente é um dos coordenadores da área de Qualidade do UOLDIVEO.