Qual é a nova posição do CIO na era digital?

Tenho me deparado muito com essa indagação: qual é a nova posição do CIO nesse mundo digital?

O mundo digital abre possibilidades enormes para todos os profissionais: marketing, vendas, mas especialmente para o executivo de TI.

Para continuar sendo importante, o CIO precisa deixar de ser visto como centro de custo e precisa passar a ser visto como gerador de receita.

Esta característica fica muito clara em pesquisas constantemente publicadas pelo Gartner que mostra que, especialmente em países latino-americanos, a otimização de custos está entre as principais preocupações destes profissionais. Questão importante, mas que não estão relacionadas a estratégias de crescimento de uma empresa.

Para assumir o papel de líder de inovação e impulsionador do negócio, o executivo deve encarar essa nova etapa como uma enorme oportunidade e não como uma ameaça a sua posição atual.

A grande vantagem que o CIO tem é o enorme conhecimento, muitas vezes acumulado por anos de aprendizado e prática, que os novatos ou os oriundos de outras áreas não possuem. A “mão na graxa” nessas horas faz a diferença para conectar o negócio com a tecnologia.

Nunca se abriu um universo tão amplo de oportunidades como na era digital.

Toda a indústria está se transformando, das tradicionais gravadoras de música, varejo e até bancos estão sendo reinventados. Aplicativos são criados a todo momento para alegria, e ao mesmo tempo, arrepio de muitos.

E é justamente nesse cenário que o CIO pode e deve ter papel fundamental.

Agora, a postura tem que seguir o mesmo ritmo das mudanças. O profissional além de continuar se aprimorando deve se desapegar do jeito antigo de fazer as coisas.

É preciso se manter atento às negociações de SLA que correspondem à qualidade adequada ao serviço prestado, acompanhe os resultados (KPI), que devem estar disponíveis na maioria das vezes em real time, mas acima de tudo se manter focado no negócio.

Se o CIO não fizer isso, certamente alguém da organização fará.

Boa sorte e conte conosco!

 

Gil Torquato

CEO do UOLDIVEO, Gil Torquato é Bacharel em Relações Públicas pela Fundação Cásper Líbero, pós graduado em marketing pela ESPM e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.